O que é Quiropraxia?

O que trata a Quiropraxia?

"Quiropraxia é uma profissão da saúde que lida com o diagnostico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral."

- Organização Mundial de Saúde -

 

A palavra "quiropraxia" é formada a partir dos radicais gregos "práxis" (praticar) e "quiro" ( mãos) - "praticar com as mãos".

A Quiropraxia enfatiza o poder natural que o corpo tem de buscar o próprio equilíbrio (homeostase), portanto o tratamento não inclui o uso de medicamentos ou cirurgia. Os pacientes que necessitam desses tipos de intervenção são encaminhados para atendimento médico.

Em Quiropraxia utilizam-se técnicas manuais (não invasivas), programa de exercícios e orientação postural. Há uma ênfase em manipulação articular, para aqual o termo "ajustamento" é tradicionalmente utilizado. A formação em Quiropraxia é de nível universitário em curso com 4 anos e meio a 6 anos de duração. 

A Quiropraxia hoje está entre as três maiores profissões na área de saúde, junto. com a medicina e a. odontologia nos países desenvolvidos.

Restrições de Movimento
Dores na Coluna Lombar
Hérnia de disco e dor ciática
Dores no Pescoço
Dores de cabeça
Dores e tensão Muscular
Dor na região torácica
DORT/LER
Problemas nas articulações do ombro, cotovelo, punho, joelho, tornozelo

As atividades comuns do dia a dia, os movimentos repetitivos e posturais viciosos podem fazer com que as articulações do nosso corpo, principalmente da coluna vertebral, percam seu alinhamento ou movimento normal. Isto é chamado de disfunção articular. Com o tempo, estas alterações podem afetar as vértebras, músculos e a funçãao do nervo que passa entre as vértebras, além de poder levar a alterações degenerativas como a artrose, por exemplo.